Share This Article
Toyota confirma investimento no Brasil – A fabricante e montadora japonesa Toyota revelou nesta terça-feira (05) um significativo ciclo de investimentos para o Brasil, totalizando R$ 11 bilhões até 2030. Dentro deste planejamento, R$ 5 bilhões serão aplicados até 2026.
Os recursos serão majoritariamente destinados para ampliar a unidade de produção em Sorocaba, no interior de São Paulo, além de preparar lançamentos futuros da marca, que incluem uma nova picape, um SUV previsto para o final deste ano e inovações em motores híbridos flex.
Segundo a empresa, o investimento garantirá a manutenção de todos os empregos atuais na unidade de Sorocaba e promoverá a adição de 500 novas vagas a partir de meados de 2026, chegando a um total de 2 mil novos postos de trabalho diretos até 2030. Com isso, o impacto na geração de empregos, somando diretos e indiretos, pode atingir aproximadamente 10 mil vagas.
LEIA: “Superterça” confirma favoritismo de Trump e Biden em eleição nos EUA
A expansão demandará a construção de novas instalações e a transferência das operações de Indaiatuba para Sorocaba. Este processo, previsto para iniciar em meados de 2025, resultará no encerramento das atividades em Indaiatuba até o final de 2026.
“Nossos investimentos vão promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina”, destacou Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.
A movimentação da Toyota foi antecipada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que mencionou em seu perfil no X (ex-Twitter) a realização de um anúncio bilionário pela montadora, associando-o aos programas federais Mover e Combustível do Futuro, que incentivam a utilização de biocombustíveis e a eletrificação da frota veicular.
Este anúncio coloca a Toyota como pioneira no Brasil no segmento de híbridos flex, com modelos já conhecidos como o Corolla e o Corolla Cross, reforçando seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo.
(Com informações de Auto Esporte)
(Foto: Reprodução/Toyota)