Share This Article
Trabalhadores da Embraer – Os metalúrgicos de Embraer – maior empresa do setor aeronáutico brasileiro – aderiram à campanha salarial de 2023 nesta terça-feira (18) e pedem reajuste de 11,5% para os trabalhadores da empresa.
O índice de reajuste inclui uma projeção de 6,5% de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para setembro, data-base da categoria, mais aumento real.
Exploração do trabalho via aplicativo avança, atinge TI e outros setores
A campanha terá bancada unificada com cinco sindicatos paulistas de metalúrgicos: São José dos Campos, Taubaté, São Paulo, Sorocaba e Araraquara. A unificação se faz necessária diante da recusa da Embraer em assinar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) desde 2018.
Além do setor aeronáutico, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos também negocia a campanha salarial com setores de máquinas, eletroeletrônicos, estamparia, montadoras, autopeças e trefilação.
Entre as metalúrgicas com fábricas na região estão General Motors, Embraer, Avibras, Gerdau, Ericsson e Panasonic.
A categoria pede, além do reajuste salarial, a renovação das convenções e acordos coletivos, negociação de vale-alimentação, licença-paternidade de 30 dias, redução da jornada sem redução de salários e auxílio de 20% sobre o piso salarial para trabalhadoras e trabalhadores que tenham filhos com deficiência.
(Foto: Divulgação)