Share This Article
Túlio Gadelha desmente Carta Capital – Após a revista Carta Capital publicar, nesta sexta-feira (16), um suposto “manifesto de pedetistas históricos” em tom crítico a Ciro Gomes (PDT) e pedindo em voto em Lula (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) foi a público desmentir a revista, que o cita como um dos signatários do documento.
O manifesto foi rebatido e repudiado pela Juventude Socialista do PDT de São Paulo ainda na sexta.
“Não assinei manifesto contra Ciro. Tenho profundo respeito pelo ser humano e por suas ideias.”, escreveu Gadelha em suas redes sociais.
Opinião: “Triste fim: Carta Capital virou um Brasil 247 com grife”
Não assinei manifesto contra Ciro. Tenho profundo respeito pelo ser humano e por suas ideias. Não é momento de divergir. Sei da responsabilidade que o tempo pede. Vamos manter nosso campo coeso. No segundo turno, Ciro estará com Lula. Ou Lula com Ciro. https://t.co/XYeGI9PlWE
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) September 17, 2022
Vale registrar que entre os escassos 17 nomes – que a Carta Capital chama de “pedetistas” em sua matéria – não haja sequer um filiado ao PDT.
Além disso, há integrantes de outros partidos que assinam o tal manifesto pró-Lula, como a Rede Sustentabilidade – como é o caso de Túlio Gadelha – e do PSB.
Teste ideológico
A internet ‘quebrou’ nesta quinta-feira (15) com um teste ideológico lançado pelo jornal O Globo para que os eleitores brasileiros descubram qual candidato defende bandeiras mais parecidas com suas próprias ideias.
Até aí, nada de muito anormal. A não ser uma enxurrada de eleitores de Lula (PT) que foram à internet reclamar que seu teste resultava, repetidamente, em Ciro Gomes (PDT) como seu candidato ideal.
Aliás, o termo ‘Deu Ciro’ chegou ao ‘Trending Topics’ do Twitter por conta disso.
O diretor de redação do BRI, Thiago Manga, comentou o ocorrido no BRI Análise. Confira:
DEU CIRO
Um teste ideológico lançado pelo @OGloboPolitica 'quebrou' a internet.
Milhares de lulistas tiraram @cirogomes como candidato ideal, gerando reclamações e matéria de blog lulista dizendo que havia algo errado.
Assista o BRI Análise na íntegra: https://t.co/ZES7c6VoPE pic.twitter.com/14r7ml3t62
— Brasil Independente (@obrindependente) September 17, 2022