Share This Article
Lula pode rifar Freixo da Embratur – O União Brasil avisou ao Palácio do Planalto que não ficará satisfeito apenas com o Ministério do Turismo, pasta que o partido exige para não desembarcar do governo.
De acordo com o blog de Andréia Sadi no G1, a sigla quer ‘porteira fechada’ na pasta, ou seja, também quer total controle sobre a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e o orçamento do ministério.
Deputados do centrão ouvidos pela jornalista confirmam que o partido quer o combo completo, e que Lula (PT) pode rifar Marcelo Freixo (PT-RJ) do cargo de presidente da Embratur.
Atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro também pode deixar o cargo nas próximas horas – ou próximos dias. Carneiro saiu do União Brasil em abril e o partido tenta emplacar um novo nome na pasta.
Mesmo se ceder à pressão, o União Brasil não garante apoio irrestrito a Lula na Câmara dos Deputados, onde possui 59 deputados. Aliás, o favorito para assumir o Turismo é o deputado Celso Sabino, que até outro dia era bolsonarista de carteirinha.
Questionado pelo blog de Andréia Sadi, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, rejeitou a alcunha de ‘bolsonarista’ a Sabino.
“Ele é bolsonarista como eu sou bolsonarista – no passado. Todos nós queríamos interromper aquilo que estava acontecendo. Hoje, chamar de bolsonarista é pejorativo.”
Sobre as críticas de Waguinho (Republicanos), prefeito de Belford Roxo (RJ) e marido da ministra do Turismo, sobre os movimentos políticos do União Brasil, Bivar foi taxativo.
“Não vou responder a marido de ministra, não é mais do meu partido”.
Marcelo Freixo estaria ciente da possibilidade de ser rifado da presidência da Embratur, a qual assumiu em 12 de janeiro.
A Embratur não recebe dinheiro de emendas, assim como a Apex-Brasil, mas é alvo de cobiça de políticos porque tem cargos a serem distribuídos.
(Com informações de Andréia Sadi em G1)
(Foto: Montagem/Reprodução)