Share This Article
O Uruguai registrou nesta quarta-feira (14) a maior taxa de contágio por Covid-19 em todo o planeta. Sua média móvel dos últimos 14 dias é de 1.370 novos casos por 100 mil habitantes.
Na mesma data, o Uruguai registrou 71 mortes. O número, aparentemente pequeno em termos absolutos, se torna alarmante quando se compara o cenário uruguaio com seu vizinho, o Brasil.
O Uruguai tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, enquanto o Brasil contabiliza aproximadamente 215 milhões. As 71 mortes de uruguaios equivaleriam a cerca de 4.400 óbitos no Brasil.
Até o momento, em número oficiais o dia mais trágico durante a pandemia no Brasil foi registrado no dia 8 de abril, com 4.249 mortes.
Até o começo deste ano, o Uruguai era considerado como um modelo de prevenção ao novo coronavírus, com poucos casos e certo controle sobre o alastramento de mortes.
Apesar do aumento de mortes nas últimas semanas, o governo do presidente Luis Lacalle Pou vem se mostrando relutante em relação a medidas mais restritivas de circulação.
Bares e restaurante, entre outros estabelecimentos que permitem grandes aglomerações, permanecem abertos.
O governo vem apostando no aumento da velocidade de vacinação da população. Até o começo desta semana, cerca de 26% dos uruguaios já haviam tomado a primeira dose, enquanto 6% já haviam recebido as duas aplicações.
Fonte: La Jornada