Share This Article
Vice de Ciro Gomes – O PDT acaba de anunciar o nome da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente de Ciro Gomes na disputa eleitoral deste ano.
Ciro e Ana Paula concedem uma coletiva neste momento, em Brasília.
Anitta desmente apoio a Freixo e topa conversa com Rodrigo Neves
“Temos a única candidatura abolicionista da disputa presidencial, contra todas as outras candidaturas escravistas”, declarou Ciro.
Com grande experiência na gestão pública, ela contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.
“Será uma honra representar o povo negro e pobre de Salvador nessa eleição e sobretudo, representar as mulheres”, disse Ana Paula.
Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, Ana Paula, 44 anos, é servidora concursada da Petrobras. Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013.
Na sequência, Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza, e secretária de Governo de Salvador.
Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM).
Ana Paula, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil.
Negra, a agora vice de Ciro Gomes se destacou nos últimos anos na luta contra o racismo e na defesa de políticas afirmativas.
Ana Paula será a primeira mulher negra à se tornar vice-presidente do Brasil, caso a chapa de Ciro Gomes vença as eleições.
Conheça nossa super #ViceDoCiro! Ana Paula Matos segue a tradição das mulheres baianas que fizeram e fazem história com muita força e coragem. Veja mais detalhes de sua trajetória e se surpreenda. pic.twitter.com/QJYzd0eiPl
— Ciro Gomes (@cirogomes) August 5, 2022
Quem é
Professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001), é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2002).
É servidora, concursada pela Petrobras, casada com Vinícius desde 2006, filha da professora Sandra Matos e do médico Paulo Matos.
Na Prefeitura de Salvador já atua desde 2013, no primeiro ano da gestão do, a época, prefeito ACM Neto.
Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação, onde foi responsável pela convocação de mais de 1.000 professores e pelo Plano de Carreira da categoria.
Em 2015, foi convidada para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis.
Com pouco mais de um mês no cargo, juntos, passaram pelos desafios das fortes chuvas de 2015, que foram um marco para a evolução das políticas públicas de assistência social na capital soteropolitana.
Quando Bruno Reis deixou a Secretaria de Promoção Social para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade da então Semps (Hoje – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).
Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete do vice-prefeito de Salvador. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro e conduziu o exitoso processo de descentralização da administração municipal.
Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).
Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.
(Foto: Reprodução)