Share This Article
Ciro Gomes x Lula – O ex-ministro Ciro Gomes disse em entrevista a José Luiz Datena, nesta sexta-feira (16) na Rádio Bandeirantes, que a situação do país é a “pior da história” e voltou a se defender dos ataques que tem recebido do ex-presidente Lula (PT). “Lula está agarrado no Eunício e Renan Calheiros”, afirmou Ciro Gomes, que acrescentou: “Eu tenho estima por ele, mas ele não se renova. O negócio dele é ele, ele e ele”.
O pedetista que criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por todo o imbróglio envolvendo a Lava jato, a condenação e anulação dos processos em que Lula foi condenado e possível decretação da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. “Foi um caso em que tudo foi feito errado”.
“Ao Supremo cabe a última palavra. Temos que ter respeito, acatamento. Isso dito, não somos obrigados a admirar todas as decisões que os ministros tomam. Nesse caso, tudo foi feito errado. Em 2015, 2016, 2017, 2018 eu tentei avisar muitas vezes que o comportamento do então juiz Sergio Moro estava semeando nulidades. Não sou adivinho, dava para saber. Agora, estamos falando de condenações que levaram Lula a 580 dias de cadeia. Como o STF vai explicar que essa decisão é ‘não, não, estava tudo errado’? Só viram agora? Depois de tudo feito? Todas as coisas óbvias que aconteceram?”, questionou.
Impunidade
Ciro lembrou que caso a suspeição de Sergio Moro seja confirmada pelo pleno do STF, haverá uma corrida de criminosos condenados à Corte pedindo anulação de seus processos julgados por Moro. “Palocci, braço direito do Lula, devolveu R$ 100 milhões! Fez delação premiada. O Sérgio Machado também devolveu milhões. Geddel, Eduardo Cunha… Não é possível que a população seja insultada em sua dignidade com essa sensação desagradável de que, se você tiver um bom advogado, a impunidade é prêmio para todo tipo de mal feito”, apontou.
Lulopetismo como parte do problema
Para o ex-ministro, “o lulopetismo é parte central do nosso problema”. “Existiria o bolsonarismo radical se não fossem as contradições do PT? É uma pergunta simples, qualquer pessoa pode pensar. Não existiria. A população votou nesse despreparado porque perdeu emprego, assistiu a uma massa de escândalos”, opinou, completando: “Agora, para enfrentar Bolsonaro, vamos obrigar o povo a esquecer tudo isso? O passado é uma roupa que não nos serve mais”.
Veja parte da entrevista abaixo:
Ceará planta trigo no sertão e Ciro Gomes exalta povo brasileiro
Ciro Gomes (PDT) comentou, nesta sexta-feira (16), o sucesso do plantio de trigo no Ceará, que virou notícia nacional e internacional nos últimos dias, surpreendendo especialistas pela rapidez no tempo de colheita, além da alta produtividade registrada. “Não há desafio que o brasileiro não possa vencer se tiver oportunidade e apoio”, disse o ex-ministro ao Brasil Independente.
Veja a matéria completa aqui.
Sarto (PDT) denuncia Bolsonaro e pede ajuda internacional na CNN
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), denunciou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pediu ajuda da comunidade internacional na aquisição de insumos médicos e vacinas contra a covid para a população brasileira, em entrevista à CNN.
Leia a matéria completa aqui.
André Figueiredo (PDT) parabeniza STF: “Queremos enfrentar Lula nas urnas”
O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) aplaudiu a decisão do STF, que anulou as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato e escreveu: “Queremos enfrentar o ex-presidente Lula nas urnas!”.
Leia a matéria completa aqui.
Ciro se revolta com troca de delegado da PF que denunciou Salles
PDT) mostrou indignação com a notícia de que o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Maiurino, decidiu substituir Alexandre Saraiva no comando da corporação no Amazonas após o delegado denunciar Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, ao STF. Leia a matéria completa aqui.
Lula diz que ‘não há tempo’ para impeachment de Bolsonaro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, em entrevista ao UOL, nesta quinta-feira (18), sobre um possível processo de impeachment contra Jair Bolsonaro em meio à pandemia do novo coronavírus. Para Lula, já não há tempo para iniciar o processo visto que a corrida eleitoral de 2022 se aproxima. Além disso, o ex-presidente também acredita que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não irá dar abertura ao processo. Leia a matéria completa aqui.
Renan Calheiros será o relator da CPI da Covid, diz colunista
Os senadores da CPI da Covid fecharam, nesta sexta-feira (16), um acordo para a composição dos cargos de comando da comissão, ficando acertado que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da investigação, o que era o maior receio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O senador Renan Calheiros é amigo e tem se aproximado cada vez mais do ex-presidente Lula (PT). Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.