Share This Article
Protesto contra reforma na França – Manifestantes e policiais entraram em confronto, nesta quinta-feira (06), no 11º dia seguido de protestos nas ruas de Paris contra a Reforma da Previdência decretada – sem votação dos deputados franceses – pelo presidente Emmanuel Macron.
Em um dos momentos mais tensos do conflito, manifestantes invadiram o escritório da norte-americana BlackRock, a maior empresa de investimentos do mundo, com ativos de mais 10 trilhões de dólares.
Vídeo: Realidade imita meme durante protestos na França
PARIS EM CHAMAS🔥
Manifestantes e policiais entraram em confronto nesta quinta durante o 11º dia de protestos contra a reforma da previdência de Macron.
Em Paris, o escritório da empresa BlackRock, empresa de investimentos com ativos de mais 10 trilhões de dólares foi invadido. pic.twitter.com/fqES5JhZHe
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) April 6, 2023
Vídeos que circulam nas redes mostram o grupo entrando no bloco de escritórios Le Centural, próximo à Ópera Garnier, enquanto disparam bombas de fumaça e seguram sinalizadores vermelhos.
De acordo com a rede CNN em Paris, cerca de 100 pessoas entoaram slogans antirreforma em frente ao prédio onde a empresa tem sede, antes da invasão começar.
“O significado desta ação é bastante simples. Fomos à sede da BlackRock para dizer a eles: o dinheiro dos trabalhadores, para nossas pensões, eles estão levando”, disse Jerome Schmitt, porta-voz do sindicato francês SUD, à afiliada da CNN BFM-TV.
A BlackRock não se pronunciou sobre a invasão e ainda não há informações sobre o prejuízo financeiro provocado pela ação dos manifestantes.
Entenda
No dia 23 de janeiro deste ano, o Conselho de Ministros da França aprovou uma Reforma da Previdência que eleva a idade mínima de aposentaria de 62 para 64 anos até 2030.
No último mês, Macron acionou um dispositivo da Constituição do país e aplicou uma medida considerada autoritária: decretou a lei sem votação no Parlamento francês.
A legislação propõe que o período de contribuição dos trabalhadores tenha um aumento gradual de 3 meses. Dessa forma, nos próximos sete anos, a meta do governo em aumentar a faixa etária mínima poderá ser alcançada.
Desde o anúncio da reforma, Paris virou palco para uma série de manifestações contrárias às alterações. Greves gerais chegaram a reunir cerca de 1,1 milhão de pessoas nas ruas em janeiro deste ano.
No dia 23 de março, cerca de 80 pessoas foram presas e 123 policiais ficaram feridos durante protestos na capital francesa.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Reprodução)
Datena e Boulos juntos em SP?
Nesta terça-feira (04), o “BRI Sem Papas” debateu a polêmica da semana envolvendo José Luiz Datena e Guilherme Boulos.
Um trecho de uma conversa entre os dois vazou nas redes sociais, na qual Datena sugere que Boulos ‘peite’ Lula e o PT para formar uma chapa entre os dois nas eleições para a prefeitura de SP, que ocorrerão no ano que vem.
Além disso, os temas da semana são o identitarismo como pauta principal da esquerda e a possível inelegibilidade de Bolsonaro.
Assista e se inscreva clicando aqui: