Share This Article
Vulcão provoca tsunami no sul do Pacífico – A erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga neste sábado (15) provocou tsunami no sul do Pacífico.
Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região.
Autoridades americanas informaram que há risco também de que um tsunami se forme na Costa Oeste dos EUA, no litoral dos estados de Washington e Oregon.
O Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) advertiu sobre a possibilidade de um “tsunami menor” atingir a Ilha de Páscoa.
No Japão, há alerta para tsunami inclusive para a capital Tóquio, segundo as autoridades meteorológicas locais. Há também o registro de fortes ondas na costa do país.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o maremoto avançando sobre casas em algumas ilhas do arquipélago de Tonga.
A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku’alofa.
Segundo a agência de notícias Associated Press, não há, inicialmente, relatos de feridos ou da extensão dos danos, mas as comunicações com a pequena nação foram cortadas.
Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não há risco do maremoto se aproximar do país continental.
Ondas de 83 centímetros foram registradas na capital tonganesa, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado “Círculo de Fogo do Pacífico”, devido ao encontro de placas tectônicas.
Foto: Reprodução
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Djokovic é detido novamente na Austrália após ter visto cancelado
O tenista sérvio Novak Djokovic foi detido pela segunda vez em Melbourne no fim da noite desta sexta-feira (14) após se reunir com funcionários da Imigração da Austrália.
O esportista teve o visto cancelado pela segunda vez por motivos sanitários e de “ordem pública”.
Leia a matéria completa aqui.
Ministra é afastada do governo Bolsonaro após pressão do Centrão
A ministra da Secretaria de Governo, deputada Flávia Arruda (PL), se afastou do cargo nesta quinta-feira (13) e deve ficar licenciada do comando da pasta até o dia 21 de janeiro para ‘cuidar de assuntos particulares’.
O afastamento ocorre após ela sofrer intensa ‘fritura’ do Centrão em disputa pelo cargo que até então ocupava.
Leia a matéria completa aqui.
Ciro segue empatado com Moro e vence Bolsonaro em 2º turno, diz pesquisa
Pesquisa XP/Ipespe divulgada esta semana aponta que Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) seguem empatados na terceira colocação da disputa presidencial do fim do ano.
Leia a matéria completa aqui.
Leia mais notícias no BRI.