Youtube anuncia novas regras – A gigante de vídeos online anunciou que sua nova estratégia consiste em implementar barreiras de proteção em torno de vídeos que parecem realistas, mas dependem de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
A empresa também está lançando novos rótulos para informar aos espectadores quando o vídeo que estão assistindo foi alterado ou criado sinteticamente.
Festival de cinema italiano começa nesta quarta em todo Brasil
“Isso é especialmente importante nos casos em que o conteúdo discute tópicos delicados, como eleições, conflitos em curso e crises de saúde pública, ou funcionários públicos”, escreveram as vice-presidentes de gerenciamento de produtos, Jennifer Flannery O’Connor e Emily Moxley, na postagem do blog oficial da empresa.
A ascensão da IA perturbou uma grande parte da sociedade, incluindo Hollywood, onde atores e escritores passaram recentemente seis meses em greve, em parte devido a preocupações sobre os danos potenciais que a tecnologia poderia causar.
“Os criadores que optarem consistentemente por não divulgar essas informações podem estar sujeitos à remoção de conteúdo, suspensão do Programa de Parcerias do YouTube ou outras penalidades. Trabalharemos com os criadores antes do lançamento para garantir que eles entendam esses novos requisitos.”, acrescenta o comunicado.
A nova postura do YouTube ocorre cerca de um mês depois que a empresa revelou um conjunto de novos recursos, incluindo um cache pesquisável de material de IA chamado Dream Screen, projetado para a plataforma Shorts.
‘Shorts’
Os vídeos menores chamado de shorts, foram uma resposta ao concorrente TikTok, e atraiu mais de 70 bilhões de visualizações diárias de mais de 2 bilhões de usuários logados.
Questionado na época sobre o risco de propagação de deepfakes ou outros conteúdos enganosos, o CEO Neal Mohan admitiu que “pode haver desafios em torno de tecnologias como esta”.
Mas ele disse que todos os vídeos aprimorados por IA estariam sujeitos às diretrizes da comunidade do YouTube.
“As regras de trânsito que se aplicam ao conteúdo de vídeo no YouTube se aplicam a tudo o que você viu hoje.”
Remoção de conteúdo
O YouTube informa também que os usuários que tiverem problemas com qualquer vídeo que encontrarem em sua plataforma podem se envolver em um processo de solicitação de privacidade recém-ampliado.
Esse processo permite que qualquer pessoa solicite a remoção de conteúdo gerado por IA ou outro conteúdo sintético ou alterado que simule um indivíduo identificável, incluindo seu rosto ou voz.
Essa opção se estende ao domínio dos videoclipes, onde a IA pode permitir que falsificações da voz ou estilo único de um artista ou rapper se espalhem potencialmente.
(Por Ana Luisa Vieira) (@naluisavieira)
(Foto: Reprodução)