Share This Article
Zé Trovão está no México – Matéria publicada pelo UOL afirma que o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, está no México e vai se entregar às autoridades locais, informou Levi de Andrade, advogado dele, ao UOL.
Últimas informações dão conta de que a Interpol já teria cercado o hotel em que o caminhoneiro está, no México.
Zé Trovão teve a prisão solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (3).
Ele é acusado de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais e teria descumprido ordens cautelares determinadas anteriormente por Moraes.
Segundo Andrade, seu cliente está em um hotel na Cidade do México e deve ser preso nas próximas horas, para então ser transportado de volta ao Brasil. O advogado disse que entrou com “vários” habeas corpus no Supremo para evitar a prisão.
No início da tarde de hoje, o próprio Zé Trovão divulgou um vídeo em sua conta no TikTok afirmando que havia sido localizado e que iria se entregar para ser preso.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Saiba quem é Zé Trovão, o caminhoneiro youtuber bolsonarista
ASSISTA: Vídeo: Zé Trovão não aceita ‘áudio’ de Bolsonaro; “Minha vida tá destruída”
LEIA: Exclusivo: Molon irá ao ato de domingo contra Bolsonaro, em SP
ASSISTA: Vídeo: Abalado, Zé Trovão faz novo desabafo; ‘Cadê a população?’
“Em alguns momentos eu devo ser preso. Eu não vou mais fugir, chega, eu estou cansado disso. Para quem não sabe, eu estou no México e a embaixada brasileira acaba de entrar em contato com o hotel que eu estou. Então, em alguns momentos, provavelmente a polícia vem aqui me recolher e vai me levar preso. Eu não cometi nenhum crime, eu estou indo para o Brasil, provavelmente preso, preso politicamente, por crime de opinião” – Zé Trovão em vídeo.
Mesmo foragido, Zé Trovão continuou gravando vídeos e incitando os atos do dia 7 de setembro. Ele apareceu em um vídeo publicado ontem nas redes sociais incitando outros caminhoneiros a bloquearem rodovias e a “fecharem tudo” hoje.
“A partir das seis horas da amanhã, do dia 9 de setembro, todas as bases brasileiras: fechem tudo, não passa mais nada. Somente ambulância, oxigênio e remédio. Acabou, Não passa mais nada. Estão brincando com a democracia, nos tirando de otário. Nós precisamos resolver o problema do Brasil, agora, nesta semana. Chegou a hora de mudarmos tudo de uma vez. Povo brasileiro: vá amanhã para as ruas ajudar os caminhoneiros. É para trancar tudo. Vamos embora. Vamos salvar o Brasil. Fecha tudo”, disse ele na gravação.
OUTRAS NOTÍCIAS:
OUÇA: Áudio: Adnet imita Bolsonaro e manda caminhoneiros dançarem ‘macarena’
LEIA: Urgente: Ciro Gomes fará pronunciamento sobre 12/9 ainda hoje
LEIA: Bolsonaro pede que caminhoneiros liberem estradas em áudio
LEIA: Ciro Gomes aceita convite e vai ao 12/9; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
Também ontem, o caminhoneiro postou um vídeo em que convocava manifestantes a irem a Brasília para levar pedidos de impeachment de ministros do STF ao Senado.
No sábado (4), ele publicou um vídeo em que disse que estaria na Avenida Paulista durante a manifestação que ocorreu anteontem e ainda mandou uma mensagem para o ministro Moraes: “que tal você mesmo vir à Paulista no dia 7 de setembro e me prender?”.
Além de incitar ataques às instituições de manifestações no dia da Independência, Zé Trovão também tem defendido o fechamento de vias públicas pelos caminhoneiros.
Ontem, um áudio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que circulou nos grupos de caminhoneiros, pedia que os apoiadores não impedissem o tráfego nas estradas brasileiras. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, também chegou a publicar um vídeo nas redes sociais pedindo que as vias públicas não fossem fechadas.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Mais de 100 caminhões bloqueiam Esplanada e exigem acesso do STF
LEIA: Fux dispara contra Bolsonaro e cobra Congresso: ‘crime de responsabilidade’
LEIA: PDT da capital adere ao 12/9 em SP; ‘Fora Bolsonaro’ é pauta única
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
‘Pressão’ sobre o Senado
O caminhoneiro também decidiu convocar os manifestantes, que ainda se encontram na Esplanada dos Ministérios, no centro da capital federal, para se deslocarem ao Senado para pressionar o presidente da Casa legislativa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abrir um processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
“Todos os manifestantes que estão em Brasília, vocês têm que ir para a porta do Senado Federal. A pressão terá de ser em cima do Pacheco. Ele tem de ouvir o povo. Alguma coisa precisa ser feita. Vamos todo mundo lutar pelo Brasil”, afirmou em um novo vídeo.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Discurso golpista de Bolsonaro deixa Arthur Lira contrariado
O jornalista Lauro Jardim informa em sua coluna em o Globo que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assistiu de Maceió aos dois discursos golpistas feitos hoje por Jair Bolsonaro (sem partido) com sensações diferentes entre um e outro.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF
LEIA: Vice-presidente da Câmara: impeachment de Bolsonaro será “inevitável”
LEIA: Centrão ‘garante’ Mourão em caso de impeachment; Lira mira cassação no TSE
ASSISTA: Urgente: Bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Bolsonaro dá ‘ataque’ com ‘fracasso’ no 7/9: “Cadê o pessoal?”
De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, o presidente Jair Bolsonaro não gostou nada do resultado das manifestações em Brasília na manhã de hoje (07).
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: ‘Ultimato’ de Bolsonaro ao STF reúne 6% do esperado em SP; 125 mil
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
PF prende bolsonarista que revelou oferta pela ‘cabeça de Moraes’
A PF (Polícia Federal) prendeu na tarde de domingo (05) o bolsonarista Márcio Giovani Nique, conhecido como “professor Marcinho”.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.