Categorias
Política

Barco com imigrantes afunda na Europa, matando mais de 30

Barco com imigrantes afunda na Europa – Estadão – Ao menos 33 pessoas morreram nesta quarta-feira, 24, em um naufrágio de um barco que levava imigrantes da França para a Inglaterra, no Canal da Mancha . Segundo autoridades dos dois países, este é o maior acidente do gênero em anos.

A embarcação teria zarpado de Dunquerque, no norte da França, com 50 migrantes a bordo. As tarefas de busca, que continuam a tarde, definida por volta das 14h (horário local, 10h no Brasil), depois que um pescador alertou a “descoberta de cerca de 15 corpos flutuando nas costas de Calais”, segundo o ministério do Interior .

De acordo com a prefeitura marítima local, três helicópteros e três navios participavam dos trabalhos de busca. O Ministério Público de Dunquerque anunciou à Agência France-Presse a abertura de uma investigação. Franck Dhersin, prefeito de Teteghem, na costa francesa, que concentra as operações de resgate, acredita que o número de mortes deve aumentar.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes: ‘Bolsonaro e Lula são iguais no que destrói o Brasil’
LEIA: Pilotos e comissários de voo decretam greve nacional no dia 29
LEIA: Opinião: “Sobre a alternância (e continuidade) no poder”
LEIA: Centrais Sindicais pressionam Doria contra desmonte dos CEEJAs em SP

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, lamentou no Twitter essa “tragédia”. “Meus pensamentos estão com os muitos desaparecidos e feridos, matados de criminosos que se aproveitam de sua angústia e miséria”, escreveu.

O balanço dessa tragédia supera por si só o número total de mortes no Canal da Mancha desde 2018, quando aumentou o número de migrantes que tentam alcançar as costas britânicas a bordo de pequenas embarcações devido à maior vigilância nos portos e no túnel que liga França e Inglaterra. Antes desse naufrágio, o balanço de 2021 foi de três mortos e quatro desaparecidos. Em 2020, seis pessoas perderão a vida e outras três desapareceram. Em 2019, foram registrados quatro mortos.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, que deve visitar o local, expressou no Twitter sua “forte comoção” diante dessa “tragédia” e destacou a “natureza criminosa” de quem “organiza essas travessias”.

O prefeito marítimo da Mancha e do Mar do Norte, Philippe Dutrieux, alertou na sexta-feira à Agência France-Presse que essas travessias de migrantes a bordo de pequenas embarcações dobraram nos últimos três meses.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro sobre presidência: “Tô louco para entregar isso aqui”
LEIA: Nazistas penduram faixa racista em SP, denuncia reportagem
LEIA: Pedro Cardoso elogia Ciro Gomes: ‘Humildade de não ter certezas’
LEIA: Corroído pelo bolsonarismo, PSDB terá debandada após prévias

Até 20 de novembro, 31.500 migrantes saíram das costas francesas de janeiro e 7.800 foram resgatados, afirmou Dutrieux, que apontou que a tendência não diminuiu, apesar da queda das temperaturas.

O Reino Unido , que acusou meses atrás a França de não fazer o suficiente para deter a chegada de migrantes a suas costas, vai garantir que 22 mil consigam cruzar o Canal da Mancha nos 10 primeiros meses do ano.

Apesar da tensão entre os dois países por este fenômeno, Londres e Paris se comprometeram a “melhorar” sua cooperação, após a chegada em 11 de novembro de 1.185 migrantes às costas inglesas, um recorde.

Após a nova tragédia, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson , convocou uma reunião de crise com vários de seus ministros “sobre a situação no Canal da Mancha esta tarde”, anunciou seu porta-voz. / REUTERS e AFP

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Opinião: “Votação na CCJ é factoide pra abafar defesa de ditador”
LEIA: Filhos de Flordelis são condenados por matar marido da pastora
LEIA: Ciro Gomes no MyNews: “Moro é uma filial deplorável do Bolsonaro”
LEIA: Gasoduto ligando Rússia e Europa gera conflitos no leste europeu

Guedes tem medo de apanhar no supermercado, dizem aliados

Embora tenha sido “salvo” pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes segue reclamando nos bastidores da articulação de integrantes da ala política do governo para derrubá-lo do cargo.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Guedes se nega a revelar valores em offshore: “Posso ser assaltado”
LEIA: Grupo de Doria diz que Leite quer melar as prévias do PSDB
ASSISTA Vídeo: Lula cita Merkel para defender Ortega e leva: “Ela não mandou prender opositores”
LEIA: ‘Touro de Ouro’ não possui autorização da prefeitura de SP

De acordo com O Antagonista, a intensa troca de mensagens que levou à suspensão da filiação de Jair Bolsonaro ao PL foi mais grave do que se pensava. O diálogo teria terminado com troca de ofensas de ambos os lados, com Valdemar Costa Neto deixando claro ao presidente quem manda e continuará mandando na legenda.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Arthur Lira critica Lava Jato: “Combate à corrupção ou trampolim político?”
LEIA: Coordenador das prévias do PSDB cogita ‘ataque hacker’ em app
LEIA: Bolsonaro leva Maurício Souza à Brasília; papo no ‘cercadinho’
LEIA: Vídeo: Homem atropela multidão nos EUA; 5 mortos e 40 feridos

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile