Compartilhe-nos
Lula cita Merkel para defender Ortega – O ex-presidente Lula (PT) minimizou a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e resolveu defendê-lo o comparando com o fato de que a chanceler alemã, Angela Merkel, governou o país europeu por 16 anos.
“Merkel não prendeu seus opositores”, ouviu Lula da jornalista sobre Merkel, que vale lembrar, foi eleita democraticamente.
A declaração ocorreu durante entrevista concedida ao jornal espanhol “El País”. O próprio petista, virtual candidato nas eleições do ano que vem, divulgou o vídeo em suas redes sociais.
“Sabe, eu não posso ficar torcendo… por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não? Por que [o ex-presidente da Espanha] Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos [na verdade, são 13 anos]? Qual é a lógica?”- Lula (PT)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: ‘Touro de Ouro’ não possui autorização da prefeitura de SP
LEIA: Bolsonaro leva Maurício Souza à Brasília; papo no ‘cercadinho’
LEIA: Vídeo: Homem atropela multidão nos EUA; 5 mortos e 40 feridos
LEIA: Ciro Gomes revela desmanche na Petrobras: “Assalto ao povo brasileiro”
LEIA: Datena adia filiação ao PSD: “Não dependo do Alckmin”
Assista:
Um pouco constrangido pela ‘invertida’, Lula então tratou de ‘tirar o corpo fora’ e se disse incapaz de julgar o processo político nicaraguense.
“Sabe, eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Fiquei 580 dias preso para que o Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram [na Nicarágua] para que fossem presas. Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele estará totalmente errado”, argumentou Lula, em seguida.
O planeta inteiro sabe que foi justamente isso o que aconteceu.
Ditadura na Nicarágua
Ortega é um ex-guerrilheiro de 76 anos, no poder há 14 anos (2007) e obteve seu quarto mandato consecutivo com 75,92% dos votos.
Claro, após prender sete concorrentes à presidência, o que levou os resultados a não serem reconhecidos por Estados Unidos, União Europeia e vários países latino-americanos.
Nos meses anteriores ao pleito, além dos presidenciáveis, dezenas de lideranças da oposição foram detidos sob acusações de conspiração e outros crimes, deixando o caminho livre para Ortega.
No fim de semana em que Daniel Ortega venceu o pleito na Nicarágua, presidente do PDT de São Paulo, Antonio Neto, se posicionou em suas redes sociais a respeito da reeleição de Ortega.
“O Governo de Ortega é a degeneração dos sonhos Sandinistas. Não há mais nenhum resquício do vitorioso processo revolucionário. Saudar Ortega é um atentado contra a memória do grande líder Augusto Cesar Sandino. Minhas críticas a Ortega vão muito além do fraudulento processo eleitoral, soma-se a isso o desprezo pelos direitos humanos, a perseguição letal de opositores e uma dinastia arrogante e anti-povo” – Antonio Neto, presidente do PDT de SP
Por Thiago Manga (Com informação de UOL)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Arthur Lira critica Lava Jato: “Combate à corrupção ou trampolim político?”
LEIA: Coordenador das prévias do PSDB cogita ‘ataque hacker’ em app
LEIA: EUA envia tropas para Ucrânia e Rússia alerta: ‘Sérias consequências’
LEIA: Ex-bolsonarista, Sara Winter quer contar ‘tudo que sabe’: “Medo”
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Deputado revela oferta de R$ 10 milhões em troca de voto na Câmara
LEIA: Ciro Gomes denuncia racismo estrutural no Dia da Consciência Negra
LEIA: Sara Winter: ‘comeriam merda se Bolsonaro mandasse’
LEIA: Guedes manda recado à Câmara e leva ‘passa-fora’ de Arthur Lira
Guedes tem medo de apanhar no supermercado, dizem aliados
Embora tenha sido “salvo” pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes segue reclamando nos bastidores da articulação de integrantes da ala política do governo para derrubá-lo do cargo.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Autor de biografia de Lula desabafa: ‘petistas estão me roubando’
LEIA: Olavo de Carvalho é intimado pela PF e ‘foge’ do país
LEIA: Ucrânia acusa Rússia de planejar invasão, mas não apresenta prova
LEIA: Denúncia: Universal tirava ilegalmente US$ 120 milhões de Angola, dizem bispos
Bolsonaro e Valdemar brigam e filiação é suspensa: “VTNC você e seus filhos”
De acordo com O Antagonista, a intensa troca de mensagens que levou à suspensão da filiação de Jair Bolsonaro ao PL foi mais grave do que se pensava. O diálogo teria terminado com troca de ofensas de ambos os lados, com Valdemar Costa Neto deixando claro ao presidente quem manda e continuará mandando na legenda.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.