Share This Article
Brasil se classifica para o Mundial – A Seleção Brasileira de basquete masculino venceu os Estados Unidos neste domingo (26) e conquistou a última vaga para o Mundial de 2023, que será disputado em três países: Japão, Filipinas e Indonésia.
A competição dará vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Justiça convoca Robinho e ex-jogador pode ser preso no Brasil; saiba
O jogo aconteceu no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), e contou com uma torcida animada e engajada que empurrou a todo momento a seleção para uma vitória histórica por 82 a 76.
O Brasil encerrou sua participação em quarto lugar no Grupo F, com oito vitórias em doze jogos, mesma campanha de México e Porto Rico – segundo e terceiro lugar – que levaram a melhor nos critérios de desempate.
A eliminatória americana dava sete vagas: os três melhores de cada grupo e o melhor quarto colocado.
A seleção brasileira levou a melhor sobre a Argentina, que ficou em quarto lugar no Grupo E.
Com a vitória, o Brasil se juntou aos outros 31 países que jogarão o Mundial: Japão, Filipinas, Finlândia, Costa do Marfim, Nova Zelândia, Líbano, Canadá, Austrália, Alemanha, Letônia, Itália, Espanha, China, Eslovênia, Lituânia, França, Grécia, Estados Unidos, Jordânia, Sudão do Sul, Egito, Angola, Irã, Cabo Verde, Geórgia, Montenegro, Porto Rico, México, República Dominicana, Venezuela e Brasil.
O jogo
A missão brasileira que poderia parecer quase impossível após amargar derrota para Porto Rico, começou com os Estados Unidos – que não utiliza as estrelas da NBA – abrindo uma pequena vantagem.
Mas motivada pelo forte apoio das arquibancadas e a necessidade da vitória, a seleção se manteve viva no jogo graças à boa atuações de Bruno Caboclo e Yago.
Com pontes-aéreas de Yago para Caboclo, a seleção passou à frente do placar e a torcida foi à loucura.
O Brasil seguiu brigando por todas as bolas e conseguiu manter a vantagem no placar até o fim, vencer por 83 a 76 e assegurar a vaga ao Mundial.
Argentina eliminada
A seleção da Argentina, atual vice-campeã da Copa do Mundo, não conseguiu se classificar para a próxima edição do torneio.
Essa é a primeira vez que a equipe fica fora de uma Copa do Mundo desde 1982.
No último domingo, a Argentina foi derrotada pela República Dominicana por 79 a 75 no jogo decisivo e encerrou a campanha com quatro derrotas.
Jogando em casa, em um ginásio lotado em Mar del Plata, os Hermanos precisavam vencer a República Dominicana para se classificar sem depender de outros resultados.
Porém, mesmo após estar vencendo a partida por 17 pontos no terceiro quarto, os argentinos não conseguiram segurar a reação dos dominicanos – que também precisavam da vitória – e tomaram uma virada histórica.
Com a eliminação, a Argentina perde a chance de buscar o segundo título mundial de sua história.
A equipe é uma das mais tradicionais do basquete mundial e conquistou a medalha de prata nas edições de 2002 e 2019 da Copa do Mundo, além de ter o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e o bronze em Pequim, em 2008.
(Com informações de GE)
(Foto: Reprodução/Twitter CBB)