Share This Article
Cid Gomes propõe lei antiganância – O senador Cid Gomes (PDT-CE) apresentou ao Senado Federal um projeto para criar uma lei antiganância no país.
Seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), apresentou tal proposta durante as eleições presidenciais de 2022, quando ficou em quarto lugar no primeiro turno da disputa.
Michelle mandou recolher moedas de ‘lago’ da Alvorada, diz reportagem
“Apresentei projeto para reduzir o endividamento dos brasileiros e combater taxas abusivas de juros. Pela proposta, ficam consideradas quitadas as operações de crédito quando a soma dos valores pagos em parcelas e tarifas atingir o dobro do valor original do crédito contratado”, escreveu Cid Gomes em suas redes sociais.
Apresentei projeto para reduzir o endividamento dos brasileiros e combater taxas abusivas de juros. Pela proposta, ficam consideradas quitadas as operações de crédito quando a soma dos valores pagos em parcelas e tarifas atingir o dobro do valor original do crédito contratado.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) February 6, 2023
A lei faria com que, por exemplo, um consumidor que tomasse emprestado mil reais de uma instituição financeira, quitasse a dívida quando tivesse pago dois mil reais.
“O País não pode crescer com quase 80% dos brasileiros endividados e com mais de 64 milhões de pessoas negativadas.”
O senador cearense lembrou que a proposta do irmão Ciro foi inspirada por leis similares criadas na Inglaterra desde 2015.
“Essa foi uma ideia apresentada pelo Ciro na campanha do ano passado, inspirada em normas inglesas que vigoram desde 2015 e protegem os consumidores da ganância dos bancos e instituições financeiras. Deu certo lá, certamente dará muito certo aqui no Brasil.”
Essa foi uma ideia apresentada pelo Ciro na campanha do ano passado, inspirada em normas inglesas que vigoram desde 2015 e protegem os consumidores da ganância dos bancos e instituições financeiras. Deu certo lá, certamente dará muito certo aqui no Brasil.
— Cid Gomes (@senadorcidgomes) February 6, 2023
(Por Thiago Manga)
(Foto: Reprodução)