Share This Article
Ciro Gomes detona taxa de juros do BC – Durante a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer duras críticas à autonomia concedia ao Banco Central (BC) e fez coro pela demissão do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.
As declarações foram dadas em palestra na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, na noite desta quinta-feira (15).
Ciro lembrou que a autonomia dada ao BC pelo Congresso Nacional ocorreu durante a pandemia de Covid-19.
“Eu uma votação digital, sem que ninguém pudesse entender do que se tratava, canalhas aprovaram essa autonomia”.
Em 2021, Ciro tratou a possibilidade de conceder autonomia ao Banco Central (BC) como “caso de revolta popular”.
O ex-governador lembrou, no entanto, que a própria Lei da Autonomia do BC garante ao governo o direito de demitir o presidente do banco caso descumpra as metas de inflação anuais.
Vale ressaltar que o Banco Central não cumpriu a meta de inflação nos dois últimos anos.
Na próxima terça-feira (20), centrais sindicais convocaram protestos contra a atual taxa básica de juros (Selic) imposta pelo BC, de 13,75% ao ano – que também foi alvo de duras críticas de Ciro.
O Brasil possui atualmente a maior taxa de juros real do mundo.
“Apetite eleitoral”
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a sinalizar que não pretende mais disputar eleições no Brasil.
“Meu ciclo eleitoral, meu apetite eleitoral acabou. Eu antes me sentia obrigado a representar uma espécie de corrente de opinião, porque eu tirava 10%, 12%. Agora, praticamente me deixaram falando só. Eu estou agora falando só por mim, o que me dá uma liberdade muito grande”, afirmou.
Fortaleza
Em sua saudação inicial, Ciro elogiou o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
“O trabalho extraordinário que faz, muitas vezes com uma discrição que eu acho que está errada, porque ele precisa fazer a pabulagem, porque Fortaleza não pode cair de volta em demagogia”.
Pouco depois, Ciro referiu-se ao antecessor e aliado de Sarto, Roberto Cláudio, como “sem par, o maior prefeito que a história de Fortaleza já registrou”.
Sarto brincou por ser “deixado para trás” e abriu os braços. Ciro completa: “O Roberto teve dois mandatos, você tem uma boa chance, só não é fácil”.
Eleito deputado estadual duas vezes, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e deputado federal, Ciro Gomes foi também ministro da Fazenda e da Integração Nacional.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), estudou na Harvard Law School, e é autor de quatro livros sobre economia política: “Projeto Nacional: O dever da esperança (2020)”; “Um desafio chamado Brasil (2022)”; “O próximo passo – Uma alternativa prática ao neoliberalismo (1995)”; e “No país dos conflitos (1994)”.
Assista a palestra, na íntegra:
(Com informações de O Povo)
(Foto: Reprodução)