Share This Article
EUA enviam arma que pode mudar rumo da guerra na Ucrânia – Os EUA anunciaram o envio de armamentos modernos que incluem um sistema de foguetes de lançamentos múltiplos e gerou uma nova crise com Moscou, dado o poder de fogo que a decisão dará ao governo de Zelensky. Segundo analistas esse pode ser o limite para o governo Putin, que acusou os Estados Unidos de “jogar lenha na fogueira” e disse que a nova ajuda militar “aumenta o risco” de confronto militar entre Rússia e Estados Unidos.
O armamento que preocupa o Kremlin se trata do sistema Himars (Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, na sigla inglesa), mais especificamente o M142, que permitem lançamentos múltiplos de foguetes a 80 quilômetros de distância.
“Nós acreditamos que os Estados Unidos jogam lenha na fogueira de maneira deliberada (…) As entregas [de armas] não encorajam as autoridades ucranianas a retomar as negociações de paz”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, enquanto a Rússia amplia o controle sobre a região separatista de Lugansk.
Fontes do governo em Washington afirmaram que os ucranianos garantiram aos americanos que não vão atirar mísseis em território russo.
Embora não sejam sistemas de longo alcance, como os intercontinentais ou hipersônicos que a Rússia possui, os Himars representam um reforço significativo das capacidades ucranianas.
Fonte: UOL
Foto: Montagem
Leia também
Ciro abre o jogo sobre desavença com Lula – Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições presidenciais de outubro, o clima segue tenso na relação entre Lula e Ciro Gomes.