Redução do preço de combustíveis – Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) alega querer reduzir o preço dos combustíveis, o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), votou contra projeto de lei que estabelece a criação de um programa da estabilização do preço do petróleo e de derivados no Brasil.
A votação ocorreu nesta quinta-feira (10) e o projeto que também prevê a ampliação do programa de vale-gás e a criação de um auxílio gasolina para taxistas e motoristas de aplicativo foi aprovado.
Na sessão, o senador Cid Gomes (PDT-CE) votou a favor do projeto e defendeu uma mudança na política de preços da Petrobras.
A proposta aprovada no Senado serve como contraponto à política de preço de paridade de importação (PPI) adotada pela diretoria da Petrobras desde o governo Michel Temer (MDB) e que é a principal responsável pelo aumento explosivo dos combustíveis nos últimos meses.
Entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022, a gasolina, o diesel e o gás de cozinha aumentaram em um percentual equivalente a cinco vezes a inflação, segundo dados do Dieese.
Nesta quinta, a Petrobras anunciou um aumento de 18,8% na gasolina e de 25% no preço do diesel, o que deve impactar diretamente na inflação e gerar um efeito cascata em outros produtos, entre eles alimentos.
Foto: Pedro França/Agência Senado