Share This Article
Venda de ativos da Petrobras – A Petrobras comunicou nesta quarta-feira (1º) que recebeu do Ministério de Minas e Energia (MME) um pedido de suspensão da venda de ativos por 90 dias.
De acordo com a estatal, tal solicitação se deve à reavaliação da Política Energética Nacional e da nova composição do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel; veja quanto
O Ministério observou que a suspensão do processo deve observar as regras de governança da Petrobras, compromissos assumidos com entes governamentais e respeitar “interesses intransponíveis” da companhia.
“O Conselho de Administração analisará os processos em curso, sob a ótica do direito civil e dentro das regras de governança, bem como eventuais compromissos já assumidos, suas cláusulas punitivas e suas consequências, para que as instâncias de governança avaliem potenciais riscos jurídicos e econômicos decorrentes, observadas as regras de sigilos e as demais normas de regência aplicáveis”, informou a estatal em nota.
Mercado financeiro reage imediatamente
Logo após o anúncio, as ações da Petrobras registraram queda na bolsa de valores. Compradores nacionais e estrangeiros dos papéis temem que o governo interfira em sua companhia ainda majoritariamente estatal.
Por volta das 15h20, enquanto o Ibovespa caia 1,21%, aos 103.664 pontos, as ações ordinárias e preferenciais da estatal recuavam 1,19% e 2,16%, respectivamente.
Ações de outras companhias ligadas ao Estado também tiveram queda após o anúncio. Os papéis do Banco do Brasil ON caíram 3,62%, e da Eletrobras, que já foi privatizada, recuaram 3,35%.
Acionistas da Petrobras
A Petrobras é uma empresa estatal brasileira, ou seja, é uma empresa pública de propriedade do Estado. Sendo assim, a Petrobras é controlada pelo governo federal brasileiro, que detém a maioria das ações ordinárias da empresa
O controle acionário da Petrobras é exercido pela União, mas a petroleira brasileira também possui acionistas minoritários, que detêm ações preferenciais da empresa.
Os acionistas minoritários da Petrobras possuem ações preferenciais da empresa, que dão direito a participação nos lucros e dividendos, mas não permitem o direito de voto nas assembleias da companhia.
Entre os acionistas minoritários da Petrobras, encontram-se tanto pessoas físicas quanto jurídicas, como fundos de investimento e empresas de capital aberto, nacionais e estrangeiros.
(com informações de: O Antagonista e Valor Econômico)
(foto: reprodução)