Share This Article
Janones defende rachadinha – Em áudio que veio a público nesta segunda-feira (27), o deputado federal André Janones (Avante-MG) defende o pagamento de suas despesas de campanha através de uma ‘rachadinha’ envolvendo os salários de seus funcionários de gabinete.
A gravação foi revelada pelo portal Metrópoles e nela, Janones descreve sua ideia de aumentar o salário de alguns funcionários. Com o intuito de receber uma parte do valor para ‘reconstruir’ seu patrimônio.
Câmara aprova ‘Carteira Verde e Amarela’ de Guedes; governo libera votação
Ouça:
'RACHADINHA' DO BEM?
Em áudio que veio a público nesta segunda-feira (27), o deputado federal André Janones (Avante-MG) defende o pagamento de suas despesas de campanha através de uma ‘rachadinha’ envolvendo os salários de seus funcionários de gabinete.
Áudio: Portal Metrópoles pic.twitter.com/Knf8dqBL0D
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) November 27, 2023
“Tem algumas pessoas aqui, [com] que eu ainda vou conversar em particular depois… Vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, diz o deputado.
O Metrópoles afirma que a conversa gravada ocorreu na sala de reunião do Avante, na Câmara dos Deputados, em 2019.
“Eu perdi 675 mil reais na campanha. ‘Ah, isso é devolver salário e você tá chamando de outro nome’. Não é. Porque eu devolver salário, você manda na minha conta e eu faço o que eu quiser”, diz o deputado, no áudio vazado.
André Janones concorreu ao cargo de prefeito de Ituiutaba em 2016.
“O meu patrimônio foi todo dilapidado. Eu perdi uma casa de 380 mil [reais], um carro, uma poupança de 200 mil [reais] e uma previdência de 70 [mil reais]. Eu acho justo que essas pessoas também hoje participem comigo da reconstrução disso. Então, não considero isso uma corrupção”, segue argumentando.
Janones chega a falar em “justiça” ao propor a restituição do que gastou na campanha daquele ano.
“Eu não acho justo… Por exemplo, o Mário vai ganhar 10 mil [reais por mês]. Eu vou ganhar 25 [mil reais] líquido. Só que o Mário, os 10 mil [reais] é dele líquido. E eu, dos 25 mil [reais], 15 mil [reais] eu vou usar para as dívidas que ficou (sic) de 2016. Não é justo, entendeu?”
O parlamentar acrescenta, curiosamente, que não vai admitir “cargo fantasma em nenhuma hipótese” e que não faz questão de seu mandato.
“Para mim, hoje, renunciar é uma coisa tão natural”, comenta.
Segundo o Metrópoles, o áudio foi gravado – em fevereiro de 2019 – por Cefas Luiz, ex-assessor de Janones. O ex-assessor, segundo o site, promete que vai entregar o áudio à Polícia Federal, entre outras provas de irregularidades do gabinete de Janones.
Por meio de sua assessoria, Janones que os áudios foram “tirados de contexto”.
(Com informações de O Antagonista e Portal Metrópoles)
(Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados)