Share This Article
Lupi, Lula e o PT – Em entrevista exclusiva para o Brasil Independente, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, foi incisivo ao responder os comentários recentes de Lula e de outros integrantes do PT afirmando que Ciro Gomes e o PDT agora são de direita. “Apoiamos Dino no Maranhão, Lula e PT apoiaram os Sarney”, lembrou o pedetista.
A entrevista durou cerca de uma hora e Carlos Lupi falou sobre Bolsonaro, sobre a quebra das patentes das vacinas contra a covid-19, sobre a polêmica entre Ciro e Lula e defendeu um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil.
Assista a entrevista na íntegra:
Todo o resto é jogo da política. Alguém vir me dizer o que é democrático e o que é antidemocrático, o que é de esquerda e o que é de direita, conversando com essas personalidades aí. Eu era ministro de Estado, do Trabalho, quando nós do PDT fomos apoiar o Flávio Dino no Maranhão para quebrar o a oligarquia dos Sarneys.
Você sabe com quem ficou o meu amigo – eu gosto dele, visitei na cadeia, continuo gostando dele? Sabe com quem o Lula ficou? Com o Sarney. Sabe com quem o PT ficou? Com o Sarney. E o PDT ficou com Flávio Dino e ajudou a o eleger governador. Então eu não tenho nenhuma preocupação com adjetivos dados por quem não tem substantivo.
BRI: Essas coisas que o Lula tem dito te deixam chateado?
Eu não me dou o direito de ficar chateado com nada, a não ser com Bolsonaro. Esse eu tenho bronca porque esse pra mim é o Belzebu, como falava a minha avó, é o ‘coisa ruim’. Desse eu tenho bronca de visão de mundo, de desrespeito à vida, de acinte à ciência, de desconhecer todos os métodos que mundialmente tão sendo adotados pra salvar vidas. Então desse eu tenho bronca eterna. Eu não vou sossegar enquanto não ver esse cara na cadeia.
Leonel Brizola e Educação como prioridade
Qual é o substantivo ideológico no mundo de hoje? É um só: opção orçamentária. Onde se coloca o dinheiro. Brizola dizia, ele foi meu líder, minha referência, meu paradigma de vida, na hora que no orçamento o governante coloca 10. 15, 20% de investimento – não é de gasto -, ele é de direita.
Quando Brizola foi governador ele colocou 60% dos investimentos em educação. Construiu 503 escolas públicas de tempo integral, com 5 refeições diárias, com médico, com oftalmologista, todos com biblioteca, todos com quadra poliesportiva, a educação pra nós é fundamental. Pra mim aí é um governo de esquerda.
Governo de esquerda é assim. Bota dinheiro na educação? Faz a opção pelos pobres?
“Getúlio fez opção pelos pobres”
Aliás faço questão de registrar: Getúlio fez a opção pelos pobres em 1930, antes da Igreja. A Igreja demorou mais um pouquinho. Getúlio fez essa opção criando a CLT, criando o salário mínimo, dando direito de voto a mulher, criando a indústria nacional. Eu não tenho preocupação nenhuma de ninguém me classificar de nada, ou o meu partido, que a história responde a todos eles.
Assista a resposta de Lupi em vídeo:
—
Presidente do PDT: “Bolsonaro está derretendo e Ciro vai pegar esses votos”
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) mostra que Jair Bolsonaro está no início de uma tendência de queda de popularidade e quem vai se beneficiar desse derretimento para 2022 é Ciro Gomes (PDT), que então teria como adversário em um segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa é a avaliação de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, sigla a qual Ciro integra.
Leia a matéria completa aqui.
Thiago Manga: “Me cobrem: vai dar Ciro x Lula”
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) alvoroçou a militância virtual. Ela aponta para uma vitória tanto de Ciro Gomes (PDT) quanto de Lula (PT) caso enfrentem Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno, nas eleições de 2022. Lula cresceu no voto de primeiro turno, fazendo com que os lulopetistas comemorassem como se tivessem vencido a eleição. Enquanto isso, alguns ciristas mostraram desânimo.
Leia a matéria completa aqui.
PDT oficializa movimento Cristãos Trabalhistas em todo o país
Na manhã desta quinta-feira (13), o Partido Democrático Trabalhista (PDT), através da figura do seu presidente nacional, Carlos Lupi, oficializou a criação do movimento Cristãos Trabalhistas, que será presidido pelo pastor catarinense Alexandre Gonçalves.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: PM reprime manifestantes contra Bolsonaro em Alagoas
Manifestantes fecharam uma via de acesso ao aeroporto de Maceió para protestar contra a chegada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Alagoas e foram duramente reprimidos pela Polícia Militar (PM).
Assista o vídeo e leia a matéria completa aqui.
The Intercept: Lula deixa negros, mulheres e trans fora de conversas para 2022
Uma reportagem do jornal The Intercept afirma de forma incisiva que negros, mulheres cis e mulheres e homens trans foram deixados de fora das articulações feitas pelo ex-presidente Lula (PT) nas últimas semanas para as eleições de 2022. Lula foi a reuniões com caciques sobretudo do Nordeste do país, como Renan Calheiros (MDB-AL), Eunício de Oliveira (MDB-CE) e José Sarney (MDB-MA), em busca de apoio para as eleições do ano que vem.
Leia a matéria completa aqui.
CPI envia ao MPF denúncia de crime de falso testemunho contra Wajngarten
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), informou nesta quarta-feira (12) que enviará ao Ministério Público Federal (MPF) o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, prestado à comissão para que se avalie uma denúncia de crime de falso testemunho contra Wajngarten.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.