Compartilhe-nos
Nelson Marconi e o PND – 1. Uma empresa, que é muito mais simples que o setor público, precisa de planejamento, um plano estratégico de projetos. Por que o setor público não precisaria?
2. O setor privado é essencial em qualquer economia, e o empreendedorismo mais ainda. A liberdade de ação econômica, idem. Mas a desigualdade não se resolve apenas com a atuação do setor privado.
3. Nem o desenvolvimento de setores estratégicos. O setor privado sempre investirá onde é mais lucrativo, com razão, e os setores estratégicos para o desenvolvimento não são os mais rentáveis em um primeiro momento. Normalmente, demandam parceria público/privada para crescerem.
4. O setor público precisa desenhar políticas e ações, junto com o setor privado, para estimular os setores estratégicos. E também para a economia como um todo crescer e reduzir a desigualdade.
5. Por isso um projeto nacional de desenvolvimento é essencial. Construído junto com o setor privado, com metas, políticas, ações, condicionalidades, gestão e cobrança de resultados…
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Datena detona Moro; “Não é o Batman, ele é o Coringa”
LEIA: Tensão no Leste Europeu: Alemanha envia tropas, Rússia manda caças
LEIA: Ciro segue em 3º e o mais perto de Lula em 2º turno, diz EXAME/IDEIA
LEIA: Deputada do PSOL critica Lula e é atacada nas redes: “Se toquem”
ASSISTA: Vídeo: Vereadora diz que foi agredida na Câmara de SP
6. …sem ser específico e intervencionista a ponto de sufocar a iniciativa privada, mas construindo com ela o direcionamento de nosso país.
7. Não é á toa que EUA, China, Alemanha e França, sem citar outras grandes economias, anunciaram planos estratégicos de desenvolvimento para as próximas décadas. Historicamente, os países que mais cresceram sempre planejaram seu desenvolvimento.
8. Desdizer a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento é um grande erro. Entre os que argumentam nessa direção, eu entendo apenas os empresários que temem um grau de intervenção excessivo em suas atividades. A eles, digo o seguinte:
9. Um projeto dessa envergadura só pode dar certo se construído de forma conjunta, com muito estudo e conversa, estimulando a iniciativa privada e o empreendedorismo.
10. E se o setor público tiver uma governança adequada, orientada para o alcance e cobrança de resultados. Não podemos nos esquecer que os servidores públicos brasileiros são bastante qualificados, mas precisam ser incentivados a alcançar resultados, serem cobrados e recompensados por isso.
Por Nelson Marconi, graduado em economia pela PUC-SP e mestre e doutor em economia pela FGV-SP
—
Este texto é opinativo e não reflete, necessariamente, a opinião do site Brasil Independente.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes detona Moro: “Se disfarçava de juiz e agora, de político”
LEIA: Cid Gomes defende posição de Ciro sobre PEC dos Precatórios
LEIA: 7 em 10 brasileiros não querem Bolsonaro reeleito, diz pesquisa
LEIA: PSB cogita lançar Joaquim Barbosa em 2022 e fará pesquisa
LEIA: Governo ignora STF e executa Orçamento Secreto, diz revista
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Guedes tem medo de apanhar no supermercado, dizem aliados
Embora tenha sido “salvo” pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes segue reclamando nos bastidores da articulação de integrantes da ala política do governo para derrubá-lo do cargo.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Aparelhamento: Bolsonaro nomeará 75 desembargadores em uma ‘canetada’
Veja mais notícias no BRI.