Share This Article
Boicote de Caixa e BB a consignados – O PDT protocolou um Requerimento de Informação na Câmara dos Deputados solicitando que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), explique por qual razão a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) suspenderam as operações de consignado aos aposentados.
Após o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir o teto de juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS de 2,14% ao mês para 1,70%, bancos privados anunciaram a suspensão da modalidade em todo o país.
Em seguida, Caixa e BB seguiram seus pares privados e se juntaram ao boicote, causando surpresa e fazendo que inúmeras lideranças políticas saíssem em defesa de Carlos Lupi, ministro da Previdência e presidente do CNPS.
A decisão do CNPS de reduzir os juros teria irritado o Palácio do Planalto e especialmente Haddad, que teria ligado para Lupi e pedido para suspender a redução, sem sucesso.
Editorial BRI: Lupi está correto em enfrentar sistema financeiro
O anúncio foi feito pelo presidente em exercício do PDT, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), na tarde desta sexta-feira (24), em suas redes sociais.
O parlamentar afirmou que é inaceitável que os bancos públicos tenham se unido aos bancos privados no boicote dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.
“BB e CEF, se unirem a bancos privados e fazerem um boicote a decisão de baixar os juros, que é benéfica para a parte debaixo da pirâmide, nós, do PDT, não iremos admitir!”, escreveu o deputado.
André Figueiredo lembrou que existem modalidades de empréstimos, atualmente, que operam com taxas menores que a debatida em relação ao INSS.
“Ressalte-se que o Banco do Brasil oferece para servidores do Poder Legislativo a taxa de 1,34% ao mês!”
BB e CEF, se unirem a bancos privados e fazerem um boicote a decisão de baixar os juros, que é benéfica para a parte debaixo da pirâmide, nós, do PDT, não iremos admitir!
Ressalte-se que o Banco do Brasil oferece para servidores do Poder Legislativo a taxa de 1,34% ao mês!
— André Figueiredo🌹🇧🇷💉 (@andrepdt12) March 24, 2023
(Por Thiago Manga)
(Foto: Montagem/Reprodução)