Share This Article
México acusa EUA de espionar governo – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, acusou os Estados de espionarem seu governo, que ele classificou como “intromissão abusiva e prepotente”.
O assunto ganhou a atenção de Obrador após o México ser citado nos documentos da inteligência americana que foram vazados em um grupo privado no Discord e acabaram chegando à mídia americana.
Justiça francesa absolve aéreas por acidente que matou 228 em voo Rio-Paris
Uma reportagem do jornal The Washington Post revelou que, dentre os papéis sigilosos, havia um comunicado militar dos EUA que falava sobre uma tensão entre a Marinha e o Exército mexicanos.
“Vamos proteger as informações da Secretaria da Marinha e da Defesa, porque estamos sendo objetos de espionagem”, disse o presidente mexicano nesta terça-feira (18) durante a coletiva de imprensa que dá todos os dias.
Além disso, os papéis divulgados na reportagem mostraram que as agências de inteligência americanas espionaram membros do cartel do Golfo após quatro americanos serem sequestrados por um dos integrantes do cartel. Dois dos sequestrados foram mortos.
Quando foi informado por repórter sobre os papéis na segunda-feira (17), Obrador já demonstrou sua indignação com a espionagem americana sobre seu país.
“Como assim estão nos espiando? Essa é uma intromissão abusiva e prepotente que não deve ser aceita sob motivo algum”, afirmou aos jornalistas.
Tensões EUA x México
Atualmente, o maior motivo de tensão entre os países vizinhos é o fentanil, opióide sintético que causou a morte de cerca de 70 mil americanos em um ano, entre agosto de 2021 e 2022, segundo dados oficiais dos Estados Unidos.
De acordo com Washington, opióides sintéticos como o fentanil são produzidos principalmente pelos cartéis mexicanos. Diante do crescimento das mortes relacionadas ao uso dessas drogas, elas são a nova frente dos EUA em sua guerra contra as drogas, travada pelo país há décadas, sem sucesso.
A última ofensiva de Washington nesse sentido foi lançada na última sexta-feira (14) contra 28 membros do cartel de Sinaloa – dentre eles, três filhos do traficante conhecido como El Chapo, condenado à prisão perpétua pela justiça americana em 2019.
O Departamento de Justiça americano agora pede a mesma pena para o trio. Além de tráfico, eles são acusados de outros crimes violentos como dar seus inimigos a seus tigres de estimação.
Obrador, no entanto, considera as operações americanas em território mexicano uma afronta. “Querem violar nossa soberania com um plano intervencionista”, argumentou.
Por outro lado, um porta-voz do Pentágono negou que os americanos estejam ultrapassando qualquer limite, dizendo que as operações são fruto de uma “forte parceria de defesa” entre as forças se segurança americanas e mexicanas e que elas “se respeitam mutuamente em relação à soberania e às respectivas agendas de política externa”.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Montagem/Reprodução)
BRI Sem Papas
Nesta terça-feira (18), o “BRI Sem Papas” debateu a viagem do presidente Lula (PT) à China e a denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no Brasil.
Além disso, o recuo do governo na taxação da compras online de até 50 dólares, a volta de Ciro Gomes (PDT) ao cenário político e a epidemia de ataques em escolas brasileiras foram objeto de debate.
Assista e se inscreva na canal do BRI no Youtube:
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.