Compartilhe-nos
Posts pedindo morte de Putin – A Meta vai autorizar temporariamente que usuários do Facebook e Instagram de alguns países publiquem conteúdo incitando a violência contra russos e o presidente russo, Vladimir Putin.
Nesta quinta-feira (11), o alto representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell, alertou que a União Europeia está “no limite” em relação às sanções econômicas impostas à Rússia a partir da pressão do governo dos EUA e da OTAN.
A informação foi divulgada em meio ao conflito armado na Ucrânia nesta quarta-feira (10) pela Reuters, que teve acesso a e-mails da empresa.
“Como resultado da invasão russa da Ucrânia, temporariamente permitimos formas de expressão que normalmente violariam nossas regras, como discurso violento como ‘morte aos invasores russos’. Ainda não permitiremos apelos credíveis à violência contra civis russos”, diz um dos comunicados da Meta.
As alterações só valem para cidadãos da Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia.
Pelos critérios adotado, a permissão para “discurso violento” aplica-se quando o alvo destacado na publicação é militar (com exceção para prisioneiros) ou quando há um contexto de defesa do povo ucraniano, explicitando o local da invasão:
“Estamos emitindo uma permissão para quando (….) (a) alvejar soldados russos, EXCETO prisioneiros de guerra, ou (b) alvejar russos quando é claro que o contexto é a invasão russa da Ucrânia (por exemplo, o conteúdo menciona a invasão, autodefesa etc.)”, diz o e-mail revelado pela agência de notícias.
Foto: Reprodução