Share This Article
Lula critica prisão de Assange – O presidente Lula (PT) voltou a criticar a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, durante sua visita à Inglaterra para a coroação do rei Charles 3º.
O presidente brasileiro classificou a prisão do australiano como uma “vergonha”. Assange está preso desde 2019 na prisão de Belmarsh, em Londres.
Analista militar critica exercícios dos EUA na Amazônia: “Aliado que nos espiona?”
O presidente Lula (PT) voltou a criticar a prisão de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, durante sua visita à Inglaterra para a coroação do rei Charles 3º.
O brasileiro classificou a prisão do australiano como uma "vergonha" e criticou omissão da imprensa. pic.twitter.com/u8feJniZRE
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) May 8, 2023
“É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertá-lo”
O presidente disse que irá tratar sobre o assunto com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.
“Eu até peço perdão porque, quando chegar no Brasil eu vou ligar para o primeiro-ministro, é um assunto que esqueci de falar com ele”, declarou aos jornalistas, em Londres.
Assange foi detido pela polícia britânica em 2019 na embaixada equatoriana em Londres após o então presidente do Equador, Lenín Moreno, retirar a proteção que seu antecessor Rafael Correa lhe havia concedido.
Ele é buscado pelas autoridades norte-americanas por 18 acusações.
Entre elas, uma de espionagem, relacionadas à divulgação pelo WikiLeaks de uma vasta coleção de registros militares e telegramas diplomáticos confidenciais dos EUA, que Washington alega ter colocado vidas em perigo.
(Com informações de UOL)
(Foto: Montagem/Reprodução)