Share This Article
Filtro lulista com slogan de Ciro – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou nesta sexta-feira (23) a retirada de um filtro temático no Twitter que mostra a frase “Prefiro Lula”, em referência ao ex-presidente Lula (PT), nas mesmas cores de filtro utilizado pela campanha de Ciro Gomes (PDT).
‘Brizolistas’: Ato pró-Lula fracassa no RJ; entenda
“A criação da identidade visual ‘Prefiro Ciro’ foi realizada precipuamente para fugir da falsa dicotomia de que as preferências eleitorais se resumem a Bolsonaro e a Lula’. Então, ao descontextualizar ‘esse standard de propaganda, tenta-se utilizar o dístico simbólico da campanha” de Ciro Gomes para fraudulentamente angariar votos para o candidato do PT”, diz a decisão.
Os filtros são utilizados por usuários de redes sociais para simular temas, frases, desenhos ou até mesmo uma maquiagem, por exemplo.
A ação foi protocolada pela campanha do pedetista o responsável pela página “@jairmearrependi” ainda não identificado e a Storm Ideas Sugar Bond House por suposta veiculação de propaganda na internet.
Os advogados do PDT argumentam que partidários de Lula se apropriaram “ilegalmente das cores, identidade gráfica e slogan da campanha de Ciro Gomes, ‘Prefiro Ciro’, para criar artificialmente ‘estados mentais’ capazes de confundir o eleitorado brasileiro, notadamente por percepção mnemônica de identidade visual”.
“Determino à referida plataforma que informe, no prazo de 24 horas, os dados de acesso e registro, bem como o endereço de IP, a fim de se identificar o responsável pelo perfil ‘@jairmearrependi’, sob pena de multa diária, ora fixada no valor de R$ 50.000,00.”
(Com informações de UOL)
(Foto: Divulgação/PDT)